Destaques

13/07/2016

Catanduva ganha um Centro Dia do Idoso

Na última sexta-feira (01/07), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou o Centro Dia do Idoso Attidio Furlan, em Catanduva, região de São José do Rio Preto. A unidade está localizada na Vila Santo Antonio (Rua Araraquara, 767) e é fruto de uma parceria com a prefeitura local.

O novo equipamento vai oferecer acolhimento para até 50 idosos semidependentes. A prioridade é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.

De acordo com dados da Fundação SEADE, o município de Catanduva tem cerca de 115 mil habitantes, sendo que 17% têm 60 anos ou mais.

A construção do equipamento começou em agosto de 2014 e foram investidos R$ 500 mil pelo governo paulista. A gestão municipal investiu mais R$ 170.265,10 e também será responsável pela manutenção do equipamento e seleção dos beneficiários. Segundo a prefeitura, cerca de 20% das vagas serão destinadas aos idosos acompanhados pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

“Precisamos de ações e serviços que possibilitem vivermos mais e melhor. Uma determinação do governador Geraldo Alckmin é a atenção integral aos idosos. São Paulo é o primeiro Estado amigo do idoso e trabalhamos para o fortalecimento e expansão da rede socioassistencial voltada a este público”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Quem foi Attidio Furlan?

O senhor Attidio Furlan nasceu em Urupês em 17 de outubro de 1926. Filho de João Furlan e Giacomina Ravazzi Furlan.

Aos 22 anos iniciou sua carreira política sendo eleito em 1948 o vereador mais jovem do Estado de São Paulo pela Câmara de Urupês.

Permaneceu na política como vereador por três legislaturas: de janeiro de 1948 até dezembro de 1958;

Em 1957, casou-se com senhora Alayde Mathilde Girotti Furlan e tiveram dois filhos: João Batista e José Carlos; e mais cinco netos: Carolina, Bruno, André, Flora e Nina.

No ano de 1962 foi eleito prefeito do município de Ibirá em eleição direta até o ano de 1966.

Em 1970 foi nomeado pelo governador Laudo Natel para exercer novamente a função de prefeito na cidade de Ibirá.

Mudou-se para Catanduva em 1967. No município, foi presidente da Vila São Vicente de Paulo, onde teve uma gestão impecável, sempre trabalhando para minimizar o sofrimento do próximo.

Exerceu por 17 anos junto à Fundação Padre Albino a função de curador. Dirigiu também o Lar Anita Costa, onde eram acolhidos crianças e adolescentes.

Foi coordenador da HABICAT – como voluntário na gestão do então prefeito José Alfredo Luis Jorge – onde construiu o conjunto habitacional Gabriel Hernandes e com recursos que economizou deste empreendimento construiu as casas do bairro santa rosa para realizar o primeiro desfavelamento de Catanduva.

Faleceu em 29 de abril de 2015 aos 88 anos de idade.

 

SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado como uma importante contribuição em direção a uma sociedade para todas as idades, com o objetivo de valorizar a pessoa idosa, visando à garantia e à defesa dos seus direitos.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Mais informações em www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131/ (11) 95153-0010
socialsaopaulo@gmail.com

Tagged , , , ,