Noticias

06/08/2014

BLOG DO PPS- Câmara de São Paulo aprova CPI da Sabesp

Câmara de São Paulo aprova CPI da Sabesp

Com o voto favorável de 30 dos 55 vereadores (9 contrários e 16 ausentes), a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 6 de agosto, uma CPI com o objetivo de investigar os contratos da Sabesp com a Prefeitura e a crise da água em São Paulo.

A presidência da CPI caberá ao vereador proponente, Laércio Benko (PHS), que é candidato ao Governo do Estado de São Paulo, crítico ferrenho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e integrante da base de sustentação do prefeito Fernando Haddad (PT). Ele é inclusive responsável pela indicação do subprefeito da Lapa.

O vereador Ricardo Young (PPS) votou pela aprovação da CPI, por considerar que o assunto é emergencial, já afeta a rotina dos cidadãos paulistanos e por isso exige uma intervenção imediata da Câmara. Leia aqui e assista o vídeo.

Porém, a preocupação do PPS é com o uso meramente eleitoral da CPI.

O voto de Young foi duramente criticado em plenário pelos vereadores do PSDBAndrea MatarazzoFloriano Pesaro. Segundo os tucanos, a escassez de água se deve exclusivamente a um problema climático, e a CPI será usada eleitoralmente pelo PT, pelo PMDB e pelo vereador-candidato do PHS. O líder do PPS garantiu que não entrará no “jogo eleitoral”.

Com base no histórico das CPIs da Câmara Municipal, o controle da base petista é um fato. Veja o exemplo da CPI dos Transportes, proposta em 2013 pelo líder do PPS, vereadorRicardo Young, e as manobras para torná-la “chapa branca”.