Com ações simples, secretária de Transporte de Nova York revolucionou o trânsito da cidade

O primeiro seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana teve como tema a bicicleta. O evento presidido por Pesaro foi um sucesso. Ciclistas e interessados no tema mobilidade lotaram o plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo.
A convite do vereador Floriano Pesaro, a secretária de transporte de Nova York, Janette Sadik-Khan, participou do evento e contou um pouco da sua experiência. Ela implantou nada menos do que 600 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em apenas cinco anos. Os pedestres também foram privilegiados em sua gestão e ruas que antes eram cheias de carros, agora estão livres para as pessoas caminharem.
“As mudanças precisam ser feitas de forma rápida. Usamos tinta para pintar as ruas e estruturas provisórias para demarcar os espaços. Privilegiar pessoas e bicicletas é bom para a cidade, para a mobilidade e para os negócios”, destacou Janette.
Em São Paulo ainda existe muita resistência do governo para criar uma infraestrutura cicloviária. Prova disso é que o secretário de transportes da cidade nem sequer compareceu ao evento para discutir o assunto.
“A presença da secretária de Nova York foi muito importante, pois ela mostrou que com ações simples e baratas é possível acomodar todos os usuários das vias, como ônibus, carros, bicicletas e ciclistas. É preciso ter coragem e vontade política para que as coisas mudem”, disse o vereador Floriano Pesaro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.
Ainda durante o seminário, os grupos de trabalho da Frente Parlamentar apresentaram o que vem sendo feito nas reuniões. Orçamento, Consolidação das Leis sobre mobilidade e Plano Diretor Estratégico (PDE) são os temas que ainda estão sendo trabalhados.
Cicloativistas e especialistas em transportes e mobilidade também deram sua contribuição, contando suas experiências no trânsito caótico da cidade.

Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana
Objetivo:
Abrir um espaço de debates para as questões relacionadas à mobilidade em São Paulo, especialmente para dar destaque aos cidadãos que se locomovem sem a utilização de veículos motorizados (pedestres, pessoas com deficiência e ciclistas). A Frente Parlamentar é composta por vereadores de diversos partidos, portanto é suprapartidária. As reuniões são públicas, abertas à participação de entidades, da sociedade civil e de indivíduos interessados no tema.
Os membros são: Floriano Pesaro (PSDB) – Presidente; José Police Neto (PSD); Ricardo Nunes (PMDB); Nabil Bonduki (PT); Mario Covas Neto (PSDB), Antonio Goulart (PSD), Gilberto Natalini (PV); Ricardo Young (PPS); Marco Aurélio Cunha (PSD) e George Hato (PMDB).
Para participar das reuniões, acesse o facebook da Frente e veja a data do próximo encontro:
facebook.com/mobilidadehumana