Gazeta de Pinheiros – Chácara do Jockey ganha pedido de tombamento

Conpresp analisará pedido de tombamento da Chácara  /  David da SilvaConpresp analisará pedido de tombamento da Chácara / David da Silva

Um novo capítulo promete fortalecer a população da Vila Sônia. O vereador Floriano Pesaro (PSDB) enviou à presidente do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), Nádia Somekh, e ao prefeito Fernando Haddad um requerimento para desapropriação e tombamento da Chácara do Jockey.O texto destaca a “importância ambiental, a existência de Mata Atlântica, a significativa área verde permeável e paisagística” do local. Também lembra “a preservação da escola Pequeninos do Jockey”, solicitando que a área seja declarada de utilidade pública.

O terreno possui cerca de 150 mil m² e pertence ao Jockey Club de São Paulo, que cogita vendê-lo para sanar dívidas acumuladas. Assim, o terreno tornou-se motivo de especulação imobiliária. Os moradores temem que isso aconteça, pois, segundo eles, há a ncessidade de um parque que atenda a população. Outro ponto negativo seria o sensível aumento no tráfego nos arredores.