Noticias

14/08/2013

Lei inclui Campeonato Paulista de Automobilismo no calendário da cidade

No final de maio, foi sancionada mais uma lei do vereador Floriano Pesaro. É a de número 15.780, que inclui o Campeonato Paulista de Automobilismo no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo.
“Com esta lei, o automobilismo paulista volta a ter prestígio político. Este esporte gera negócios e traz turistas para a cidade. Vale lembrar também que é uma atração gratuita, que pode ser apreciada por toda a família”, disse Floriano.
“Esta iniciativa do vereador Floriano Pesaro é importante porque valoriza o campeonato paulista, que é essencial para a formação de novos pilotos”, destacou Marcelo Rehder, presidente da SPTuris.
Para comemorar, pilotos, mecânicos e chefes de equipe de diversas edições do Campeonato Paulista de Automobilismo, criado em 1954, se reuniram na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador Floriano Pesaro ganhou um troféu do Campeonato, oferecido pelo presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) José Aloysio Bastos, que também recebeu uma homenagem.
“A importância de entrar para o calendário da cidade é fazer parte da divulgação oficial da Prefeitura, além de garantir a presença do campeonato na concorrida agenda do Autódromo de Interlagos, que além das corridas também abriga eventos”, explica Bastos.

História
A primeira edição do Campeonato Paulista de Automobilismo, em 1954, teve apenas duas provas e não proclamou vencedor. Em 1957, foi organizado um campeonato regular. Eram três categorias que variavam de acordo com os carros disponíveis na época: Turismo, Mecânica Nacional e Esporte; divididas em carros de até 2000 cilindradas e Força Livre.
A partir desse ano, o campeonato paulista foi disputado regularmente sem interrupção. Transformou-se em uma das corridas mais tradicionais e significativas do País e teve em seu grid pilotos como os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, Chico Serra, Ingo Hoffmann, Jan Balder, Bird Clemente, Camilo Cristófaro, José Carlos Pace, entre outros.

AGENDE-SE:
No domingo, 15 de setembro, a categoria Marcas & Pilotos do Campeonato Paulista de Automobilismo vai prestar uma homenagem ao autor da lei. A nona etapa da categoria será chamada de Troféu Floriano Pesaro. O vereador estará no Autódromo de Interlagos para dar a bandeirada de chegada da prova.
Serão duas baterias, uma com largada às 9h30 e outra com largada às 10h30, cada uma com 16 voltas ou com 40 minutos de duração.
A prova será no Autódromo de Interlagos (Avenida Senador Teotônio Vilela, 261) e a entrada é gratuita.