Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil

Em comemoração ao aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a Fundação Mundial de Mulheres promove desde 2000, a cada ano, no dia 19 de novembro, o Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil, uma importante iniciativa da Women’s World Summit Foundation (WWSF). A comemoração deste ano tem como foco principal a convocação mundial para a criação de uma cultura de prevenção de abuso e violência contra as crianças.

A cada 19 de novembro, a coligação internacional apoia a organização de atividades e eventos em todo o mundo. Este ano a data será comemorada em 125 países, por cerca de 800 organizações.

No Brasil, entre as organizações participantes, estão o Instituto Zero a Seis e o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV, além da Associação V.E.R.A. (São Carlos – SP), Centro de Estudos Integrados da Infância, Adolescência e Saúde (Rio de Janeiro), Instituto Integral do Jovem (Rio Grande do Sul), Grupo Especial de Interesse em Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal), Hospital Infantil de Westmead (Austrália) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Conta ainda, no âmbito municipal, com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, além dos CEUS Veredas, Curuçá, Três Pontes e CEU São Carlos, que sediará o evento.

Neste dia, será lançada a campanha internacional ”Violência Contra o Bebê” para o Brasil, Portugal e todos os países de língua espanhola da América Latina, iniciando um projeto de prevenção da violência contra a criança na zona leste de São Paulo.

A proposta da campanha é envolver educadores, profissionais da saúde, da justiça, alunos e crianças a participarem em São Paulo, com o propósito de conscientizar e informar profissionais da área da saúde e da educação e de aumentar as possibilidades de uma prevenção da violência e do abuso infantil mais eficaz.

SERVIÇO
Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil
Data: 19/11
Local: CEU São Carlos (rua Clarear, 141 – Jardim São Carlos, em São Miguel Paulista)