Prefeitura e Estado assinam convênio com AACD para construir 2 novas unidades

Uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado garantirá a construção de mais duas unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que atende crianças e adolescentes com deficiência. O Protocolo de Intenções, que prevê a doação de dois terrenos municipais para que o governo do Estado construa as novas unidades, foi assinado no sábado (24/10) pelo governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab.

"O Governo do Estado e a Prefeitura, juntos, fazem uma importante doação hoje à AACD", explicou o prefeito Kassab. "A Prefeitura, por meio de um Projeto de Lei encaminhado à Câmara Municipal, está doando dois terrenos – um na Zona Sul, outro na Norte – em que o Governo do Estado construirá dois ambulatórios. Quando prefeito, o governador Serra aprovou a possibilidade de fazermos a gestão dos equipamentos públicos de saúde com parceiros. Agora, teremos mais um, que é a AACD, que vai administrar as duas unidades, e a Prefeitura vai custeá-las".

Os terrenos, cada um com aproximadamente 5 mil m², ficam na avenida Miguel Yunes, 491, em Campo Grande (zona sul), e na avenida Zaki Narchi, 356, em Santana (zona norte). A previsão é de que as novas unidades sejam inauguradas em 2010, ano em que a AACD completa 60 anos. Juntas, as duas unidades terão capacidade para atender cerca de 430 pacientes por dia – volume capaz de reduzir cerca de 20% da fila de espera atual da instituição, de acordo com a própria AACD. A escolha dos terrenos levou em consideração um levantamento feito junto à entidade, que mostrou que esse déficit se concentra principalmente nos extremos das zonas sul e norte.

A AACD, referência nacional em reabilitação, já recebe, por meio de convênio, pacientes com algum tipo de deficiência motora e seqüelas de acidentes e violência urbana que chegam à rede municipal de saúde. A entidade fundou seu primeiro centro de reabilitação em 1963 num terreno doado pela prefeitura, à rua Ascendino Reis, no Ibirapuera.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo