Floriano e Basso debatem comércio justo no IV Fórum de Administração Internacional

Fortalecimento do comércio justo entre países foi o tema debatido ontem à noite no IV Fórum de Administração Internacional, na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, pelo vereador Floriano Pesaro e por Antonio Ailton Basso, presidente da Cooperativa Industrial Cocamar. Promovido pelo Programa do Comércio Exterior, da Fundação Instituto de Administração (PROCEB/FIA), o evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre alunos dos cursos de MBA e Especialização da FIA (Fundação Instituto de Administração), empresários e pessoas interessadas em comércio exterior.

O encontro, com o tema “Comércio Justo: Oportunidades e Desafios para as Organizações Globais", trouxe análises sobre os caminhos para a consolidação e aprimoramento dos aspectos que envolvem a criação de um comércio justo (Fair Trade), preocupado com a sustentabilidade do produtor e que seja economicamente viável.

Iniciado em 1967 na Holanda, com a criação da Fair Trade Organisatie, o movimento do Fair Trade busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, priorizando as exportações de países em desenvolvimento para as nações desenvolvidas, como produtos agrícolas.

Em sua apresentação, Floriano explanou sobre a introdução do comércio justo e sua origem, a importância do relacionamento entre a empresa e a sociedade, desafios entre a iniciativa privada e a gestão pública.

Veja apresentação do Floriano.