Kassab abre Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos

Cerca de dois mil alunos com deficiência auditiva participaram nesta quarta-feira (30/09) da abertura do 4º Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino, no Sesc Interlagos, na zona sul da cidade. O evento acontece até o final da semana e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

O prefeito Gilberto Kassab, responsável em declarar os jogos abertos, defendeu a importância da realização do evento na formação dos alunos da rede municipal de ensino. "São dois mil alunos que têm de nossa parte um carinho especial e uma preocupação adicional por conta de suas deficiências. Que possamos oferecer o que há de melhor no ensino e no esporte a essas crianças, para que elas possam competir com as outras em condição de igualdade", afirmou Kassab.

O festival reúne uma série de torneios e atividades culturais e lúdicas para alunos com deficiência auditiva total ou severa. A abertura dos jogos contou com desfile das delegações, apresentação dos atletas e a cerimônia do acendimento da pira, oferecendo às crianças e aos pais um clima de Olimpíada.

Vinte escolas públicas, particulares e de instituições filantrópicas de São Paulo participam dos torneios de atletismo, futsal, handebol, queimada e xadrez. Além de participar das atividades esportivas, os alunos poderão participar de oficinas de jogos e brincadeiras no próprio Sesc Interlagos. A programação completa está disponível no site Festival dos Surdos.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005, com o apoio do SESC, da Associação dos Surdos de São Paulo e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Surdos. Um dos objetivos do Festival é ampliar as oportunidades de socialização, a aquisição de hábitos saudáveis e favorecer o surgimento de novos talentos do esporte e da cultura surda, além de potencializar vivências no uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo