Prêmio Acessa SP elegerá os melhores projetos do programa

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Acessa SP, que elegerá os melhores projetos inscritos na Rede de Projetos do programa. Podem participar criadores de trabalhos inscritos no Portal da Rede e vinculados aos postos do Acessa SP. A premiação será dividida nas categorias de projetos ativos e concluídos.

Para concorrer aos prêmios, as iniciativas devem promover a capacitação e o aperfeiçoamento profissional e pessoal dos participantes, além de fomentar o desenvolvimento da comunidade local e fazer bom uso das ferramentas de Tecnologia da Informação.

As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem ser feitas via Formulário de Inscrição disponível no Portal da Rede de Projetos. Não há limite no número de projetos inscritos por participante em cada categoria.

Seleção
Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por especialistas que será definida pela Secretaria de Gestão Pública, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), e pela Escola do Futuro da USP. A relevância do projeto ante a necessidade do público, o caráter inovador, a possibilidade de multiplicação e a produção de conhecimento são alguns dos critérios que serão considerados para a escolha dos trabalhos. A lista dos 12 finalistas – seis para cada categoria – será publicada no dia 15 de setembro no site do Acessa SP.

Premiação
A premiação será realizada no dia 18 de novembro em local e horários a serem definidos. Os 12 autores dos projetos ganharão máquinas digitais. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféu, notebook e certificado. Os dois primeiros de cada categoria, além dos prêmios já citados, terão seu posto contemplado com a troca de todos os computadores e do mobiliário.

O Prêmio Acessa SP (http://www.acessasp.sp.gov.br/) é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Pública, da Prodesp e da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo http://futuro.usp.br/portal/website.ef). Quem já tem um projeto na Rede, basta se inscrever. Quem ainda não tem, pode criar um para participar.

Rede tem mais de 500 iniciativas
O Acessa SP criou a Rede de Projetos para proporcionar aos monitores e usuários um ambiente de troca de experiências e aperfeiçoamento das ações de inclusão digital desenvolvidas nos postos do programa. Hoje são mais de 500 oficinas registradas, com temas relacionados à educação, emprego e trabalho, saúde, informática para crianças, jovens e idosos, entre outros, com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade.

"Cada posto do programa possui, além dos computadores conectados à internet, agentes de inclusão social capacitados para atender às necessidades de sua comunidade. Estas ações são disseminadas e evoluem com a troca de ideias entre seus idealizadores no ambiente da Rede de Projetos", afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Fonte: Secretaria de Gestão Pública