Câmara Municipal realiza caminhada pelos Marcos Históricos da Cultura


Neste domingo (27/03), a partir das 9h, a Câmara Municipal de São Paulo realiza a 3ª Caminhada pelos Marcos Históricos na cidade com o tema: Cultura – ‘Teatros e Circos’ da região central. O evento é gratuito com concentração e partida no Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal.

A proposta é visitar seis locais que marcaram ou ainda fazem a história das duas artes na capital: Teatro Alumínio, Teatro São José, Casa de Ópera, Teatro Santana, Theatro Municipal e Memorial do Circo. Apresentações circenses e intervenções artísticas da Cooperativa Paulista de Teatro ilustram o passeio.

O primeiro ponto visitado é o antigo Teatro de Alumínio, que surgiu na década de 1950, na Praça da Bandeira, com o objetivo de valorizar a arte popular. O projeto durou pouco tempo e no seu lugar foi construído um terminal de ônibus. Na sequência, os participantes caminham para a Praça João Mendes (antigo Largo de São Gonçalo), onde funcionou o Teatro São José. O nome foi escolhido pelos vereadores da época em homenagem ao então presidente da Província, José Antonio Saraiva. Sua inauguração provisória ocorreu em 1864, mas a obra só foi concluída em 1876. Foi destruído por um incêndio em 1898.

No Pateo do Colégio, o público conhece a história da primeira Casa de Ópera, inaugurada por volta de 1763. A segunda Casa de Ópera da cidade foi inaugura em 1795 e teve como sede o prédio onde funciona hoje a Secretaria da Justiça. Já a rua Boa Vista foi sede do Teatro Santana, inaugurado em 1900, na época propriedade do Conde Álvares Penteado. Tinha quase mil lugares e foi um dos primeiros a utilizar energia elétrica. Em 1912, foi demolido para construção do Viaduto Boa Vista.

Theatro Municipal
Um dos pontos principais desta 3ª Caminhada é a visita ao Theatro Municipal, que neste ano completa 100 anos, uma das principais referências culturais da capital. A visita ao Memorial do Circo na Galeria Olido encerra a caminhada. O espaço tem acervo sobre a arte circense com fotos e arquivos multimídia.

A iniciativa de promover caminhadas pelos marcos históricos da cidade é da Mesa Diretora da Câmara Municipal. No aniversário de São Paulo em 25 de Janeiro a primeira caminhada teve como tema Marcos Históricos do Parlamento Paulistano. Em fevereiro foi a vez da Educação. As caminhadas são realizadas sempre no último domingo de cada mês com temas que focam a história da região central.

SERVIÇO
Caminhada pelos Marcos Históricos da Cultura ‘Teatros e Circos’
Data: domingo, dia 27/03, a partir das 9h.
Ponto de encontro: Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista).

Participação gratuita.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara Municipal.