Ludicidade garante acesso de crianças a atividades culturais, esportivas e de lazer


Preocupado com as questões educativas e de inserção social da população, o vereador Floriano Pesaro apresentou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui no município o Programa Ludicidade – Arte, Cultura, Esporte.
Implantado na Secretaria Municipal da Assistência Social em 2005, quando Floriano era o secretário, o Ludicidade promoveu atividades culturais, esportivas e de lazer com crianças, adolescentes, adultos e idosos da rede socioassistencical. Em pouco mais de três anos de atuação, cerca de 46 mil usuários da rede foram beneficiados com o Ludicidade, desativado no início de 2009. A Secretaria Municipal de Esportes também desenvolveu, no mesmo período, programa similar. E agora, como vereador, Floriano quer transformar este Programa em lei, beneficiando a cidade toda a fim de proporcionar acesso da população vulnerável atendida pelo poder público a atividades físicas, esportivas, de lazer e culturais.
“Cultura e lazer fazem bem para qualquer pessoa, melhora sua qualidade de vida, seu convívio social, sua participação comunitária. Ajuda no processo de inserção social e reintegração com a sociedade. Além disso, o Ludicidade dá oportunidade às crianças e adolescentes de brincarem com qualidade e em espaços públicos. Assim, elas fantasiam, descobrem, criam e aprendem a cultura lúdica de nosso país”, explica Floriano.
De acordo com o projeto, o poder público deve garantir a participação das pessoas mais vulneráveis em atividades em centros culturais e de juventude, bibliotecas, teatros, museus, parques, cinemas, shows, eventos culturais e esportivas.
Uma das ações do Ludicidade é implementar brinquedotecas nos clubes da cidade e itinerantes, como o Ônibus Brincalhão, tenda do brincar e praças ludoesportivas. Outra é formar ludoeducadores por meio de cursos, palestras com especialistas, visitas culturais entre outras formas de aperfeiçoamento. Também deverão fazer parte das brinquedotecas livros culturais para adultos. Essas ações objetivam promover a qualidade do atendimento e pertencimento à cidade, estimulando o cuidado com o bem público.