Memória do Futebol aprovada em 1ª votação


Pela primeira vez, a cidade de São Paulo celebrará o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro. O projeto de Lei 376/2010 de autoria do vereador Floriano Pesaro foi aprovado hoje (15/09) em 1ª votação na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto prevê incluir no calendário oficial da cidade o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, a ser comemorado no dia 24 de novembro, data de nascimento de Charles Miller, paulistano do Brás que introduziu o esporte no país ao trazer da Inglaterra duas bolas de couro e regras para o jogo de futebol.

“Resgatar a memória do futebol e identificar os primeiros marcos do futebol em São Paulo é uma vitória de todos aqueles que lutam, no seu dia-a-dia, pelo resgate na memória deste esporte tão fascinante. Uma cidade sem memória é uma cidade sem conhecimento. O futebol no Brasil nasceu aqui, na cidade de São Paulo, pelas mãos (e pés) de Charles Miller. Isso não pode ser esquecido”, ressalta Floriano. A primeira partida de futebol foi disputada na Várzea do Carmo, em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895.

Os quatro marcos históricos do futebol: ruas do Gasômetro com rua Santa Rosa; rua Três Rios (onde hoje é o Colégio Santa Inês); rua Visconde de Ouro Preto (onde hoje é o Clube Atlético São Paulo); e rua Nestor Pestana com rua da Consolação (onde ficava o Velódromo do Clube Athletico Paulistano).