Jovens da Vivenda da Criança são recebidos por Floriano na Câmara Municipal

Os jovens da Vivenda da Criança, organização social de Parelheiros (extremo da zona sul), deixaram a Câmara Municipal de São Paulopensando em política. “Hoje, pudemos tirar dúvidas sobre política e descobrimos diversos recursos para conseguirmos melhorias em nossa região”, afirmou Erik Ferreira, 17 anos, ex-aluno e hoje funcionário da entidade. Para ele, conhecer o 5º maior legislativo do mundo “abriu caminhos” para mudanças. “Não tínhamos nenhum conhecimento sobre os políticos. Agora vamos buscar meios para resolver nossos problemas”, disse.

O grupo, com 40 jovens, esteve nesta terça, dia 31, na Câmara Municipal, a convite do vereador Floriano Pesaro. “É sempre muito bom estar próximo das organizações sociais e dos jovens, pois suas demandas e propostas alimentam um bom político”, ressaltou Floriano.

Parelheiros é o 2º maior distrito territorial do município, mas pouco povoado. Segundo os jovens, faltam na região projetos voltados à educação, meio ambiente e lazer, entre outros. “A iniciativa deve partir de vocês mesmos. Trabalharemos juntos para reverter este papel”, explicou Floriano.

Antigo abrigo, a Vivenda da Criança trabalha hoje com 160 crianças e 1200 famílias, além de 90 jovens da faixa etária de 16 a 28 anos. O local oferece oficinas de capacitação, como panificação, cabeleireiro, manicure, artesanatos em geral, maquiagem, entre outros. O programa Ação Família foi implantado há um ano na entidade e hoje ajuda milhares de pessoas a ampliar esta rede de conhecimento. Aulas de alfabetização e palestras também são realizadas, todas ministradas por técnicos e profissionais da área. “Nosso objetivo é inserirmos todos estes jovens no mercado de trabalho e fazê-los praticar como é ser um cidadão”, diz Débora Rebouças, gerente da organização.

Os interessados em visitar a Câmara Municipal devem pré-agendar a visita ligando no Cerimonial da casa (telefone: 3396-4696) ou mandar um email (cerimonial@camara.sp.gov.br). As visitas ocorrem de terça a quinta-feira, das 14h às 16h. Cada grupo deverá ter de 40 a 60 alunos, com idade a partir de 8 anos. O transporte é de responsabilidade de cada escola. Durante a visita, os estudantes assistem a uma palestra no Salão Nobre, para conhecer a história do Legislativo, e depois vão ao Plenário acompanhar as sessões. As sessões plenárias são realizadas às terças, quartas e quintas, a partir das 15h.

Em geral, os cidadãos podem acompanhar o dia-a-dia dos vereadores na Câmara Municipal pelo site www.camara.sp.gov.br e pela TV Câmara (canais 7 e 13 da NET e 66 da TVA).

Veja fotos da visita