Floriano, que colocou a festa no calendário oficial da cidade, prestigia Achiropita

Autor da Lei 14.970/09, que incluiu no calendário oficial do município o mês de comemoração a Nossa Senhora de Achiropita, o vereador Floriano Pesaro fez questão de participar, no sábado (21), da 84ª edição da festa de Achiropita, no coração do Bixiga. “Estar no calendário oficial da cidade facilita o trabalho dos voluntários, que organizam e prepararam a tradicional e deliciosa Achiropita, porque eles podem contar com o apoio da SPTuris e de outros departamentos da Prefeitura, como CET e Guarda Civil Metropolitana. Tudo isso dá à festa um conforto maior. Essa é a festa do paulistano, a festa da Achiropita, a festa da nossa Bela Vista, a festa do nosso Bixiga”, ressalta Floriano.

Tradicional no bairro do Bixiga, a Festa de Nossa Senhora Achiropita acontece sempre no mês de agosto, para homenagear a padroeira do bairro. Participam cerca de 950 voluntários, que colaboram com a manutenção das obras sociais da igreja e trabalham nas 35 barracas.

“A gente faz a festa de Achiropita primeiro para comemorar o aniversário da mama e segundo porque, através do coração, ela diz que devemos ser solidários. Aqui a gente cuida de mais ou menos mil pessoas diariamente da faixa etária de 0 à terceira idade, os velhinhos, os moradores de rua. A gente cuida também das crianças de 0 a seis anos na creche, de jovens, tiramos eles das ruas e colocamos num trabalho”, explica Mônica Conte, relações-públicas do evento. Os organizadores esperam um número de 250 mil pessoas nos cinco finais de semana de agosto.

Existem apenas duas paróquias de Nossa Senhora de Achiropita: uma na Itália e outra no Brasil. A festa tornou-se conhecida e apreciada por todos.

Assista à reportagem da participação de Floriano na Festa de Nossa Senhora Achiropita.