Floriano acompanha visita dos alunos do Lourenço Castanho a Câmara Municipal

Recebidos pelo vereador Floriano Pesaro, os alunos do Escola Lourenço Castanho puderam conhecer a Câmara Municipal de São Paulo, o 5° maior legislativo do mundo. “Ao abrir as suas portas, a Câmara Municipal faz despertar no jovem o interesse em participar e ser um cidadão ativo. Vir aqui para aprender política faz estes pequenos estudantes terem um momento de reflexão de seu papel no cenário. Afinal, um País se faz de grandes líderes. E vocês, jovens, são os líderes em formação, os grandes agentes da transformação e evolução da sociedade”, afirmou Floriano, que estava acompanhado de Guilherme Afif Domigos, também em visita a Casa, na tarde desta terça-feira, 17.

Os alunos do 8° ano fizeram visita monitorada pela Câmara. No Salão Nobre, assistiram a um breve histórico da cidade de São Paulo e o surgimento da Câmara Municipal, em 1560. De lá, os alunos foram ao plenário, onde puderam “debater” entre eles temas pertinentes à cidade.

A iniciativa de trazê-los à Câmarafoi da professora Christina Catalina Charnis, que leciona a matéria Atualidades no colégio e desenvolve com os alunos o projeto Parlamento Jovem, da Câmara Municipal. No trimestre deste ano, três “projetos de lei” dos alunos estão em discussão: um voltado para meio ambiente e dois para educação. “Com o Parlamento Jovem, os alunos ficaram bem entusiasmados para conhecer a Câmara. Os jovens hoje estão mais antenados a certos assuntos, como a política, e desde a infância conseguem estar adeptos a novas informações”, ressaltou ela.

Criado na Câmara Municipal em 2001, o Parlamento Jovem visa a oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, por meio de exercícios das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

Para a aluna Paola Pelim Francisco da Silva, seria muito bom se todas as escolas discutissem política, a fim de deixar os alunos mais “ligados ao tema”. “É bom expressarmos nossa opinião desde pequenos”, diz ela, cujas matérias preferidas são História e Geografia. Se fosse prefeita da cidade, Paola disse que faria melhorias na área da saúde. “Acho muito importante sabermos tudo o que acontece com os políticos”, afirmou Rubem Garcia Neto, 13 anos, entusiasmado com a visita à Câmara, onde pode acompanhar “de perto” o trabalho dos vereadores.

Sempre preocupado em aproximar os jovens da política, o vereador Floriano se dispõe a agendar a visita de escolas à Câmara Municipal. “É importante os alunos se apropriarem da Câmara, pois aqui são tomadas decisões que causam impacto em toda a cidade. A participação popular é muito bem-vinda a essa Casa. Acredito na juventude e quero vocês sempre aqui, fazendo política no seu dia-a-dia”, afirma.

Para pré-agendar a visita, a escola deverá ligar no Cerimonial da Câmara (telefone: 3396-4696) ou mandar um email (cerimonial@camara.sp.gov.br). As visitas ocorrem de terça a quinta-feira, das 14h às 16h. Cada grupo deverá ter de 40 a 60 alunos, com idade a partir de 8 anos. O transporte é de responsabilidade de cada escola. Durante a visita, os estudantes assistem a uma palestra no Salão Nobre, para conhecer a história do Legislativo, e depois vão ao Plenário acompanhar as sessões. As sessões plenárias são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 15h.

Em geral, os cidadãos podem acompanhar o dia-a-dia dos vereadores na Câmara Municipal pelo site www.camara.sp.gov.br e pela TV Câmara (canais 7 e 13 da NET e 66 da TVA).

Veja as fotos da visita dos alunos do Lourenço Castanho.