Parceria entre Prefeitura e Sindicom dá início ao Programa Jogue Limpo

O prefeito Gilberto Kassab lançou hoje (dia 28) o Programa Jogue Limpo. Elaborado por meio de um convênio entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e o Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), o projeto estabelece o recolhimento de diversos tipos de embalagens após o uso dos produtos para reuso e reciclagem.

A coleta ocorrerá na cadeia de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nesses centros, os produtos serão transformados em fardos e encaminhados para empresas recicladoras. Kassab conheceu um dos caminhões que receberá o material e destacou como fundamental a implementação deste novo processo.

"Todos sabemos da importância para a cidade de São Paulo da conscientização da população com a reciclagem. Nesse caso, estaremos reciclando produtos recuperados. Caso não fossem reciclados, eles poderiam contaminar o meio ambiente. É um programa ambicioso e que pretende recolher, ainda nesse ano, 500 mil embalagens. O Jogue Limpo veio para ficar", afirmou o prefeito.

O Programa se adequou à lei nº 13316/2002, regulamentada pelos decretos 49.532/2008 e pela portaria SVMA 97/2008, que torna obrigatório na cidade de São Paulo que todas as empresas produtoras e distribuidoras de bebidas, óleos combustíveis, lubrificantes, cosméticos, produtos de higiene e limpeza façam reuso das embalagens comercializadas na cidade.

"Através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente nós estamos iniciando a vigência dessa lei. O novo plano precisa ser de conhecimento da população para que ela possa fiscalizar esse serviço", destacou Kassab.

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, ressaltou o pioneirismo de São Paulo com esta iniciativa. "Com essa legislação, a cidade de São Paulo se torna pioneira na regulamentação dessa coleta, que já acontece em outros países. Agora, as empresas passam a ter o dever de participar da coleta das embalagens de plástico".

O Programa Jogue Limpo
O Jogue Limpo começou a ser realizado no Rio Grande do Sul, em 2005. Atualmente, a coleta de plásticos de lubrificantes pós-consumo encaminha para a reciclagem cerca de 12 milhões de embalagens por ano em todo o estado.

Na cidade de São Paulo, a implantação do programa será monitorada no âmbito do Grupo Técnico de Resíduos da Câmara Ambiental de Petróleo da Cetesb. Inicialmente, ele contará com a participação de representantes da companhia, da SVMA, do próprio Jogue Limpo e de um representante de revenda dos produtos.

O grupo ganhará novos representantes à medida que o programa for se expandindo. Nesse primeiro momento, ele se desenvolve em postos de abastecimento de combustível, mas a intenção é chegar a transportadoras, supermercados, concessionárias, entre outros locais.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.