Floriano dá parecer favorável a projetos sobre identificação de torcedores e semáforos sonoros

Como relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, o vereador Floriano Pesaro deu parecer favorável ao projeto do vereador Ricardo Teixeira, que determina a identificação dos torcedores em estádios de futebol do município. De acordo com o projeto, a identificação deverá ser feita por meio de cadastro no ato da compra do ingresso para jogos de futebol, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

“A medida é preventiva quanto à questão da violência nos estádios. A identificação dos torcedores é uma ferramenta para inibir as ações de possíveis agressores, envolvidos em atos de violência”, disse o vereador Floriano.

O projeto prevê ainda que os estádios de futebol deverão instalar sistemas de monitoramento de imagem nas catracas e de equipamentos de gravação fotográfica do rosto, a fim de identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido.

Semáforos sonoros
Floriano também relatou favoravelmente o projeto que determina a instalação de semáforos sonoros no município, como medida de proteção e defesa das pessoas com deficiência visual. A prioridade de instalação destes equipamentos será em locais de grande fluxo de pessoas, como proximidades das escolas, bibliotecas, áreas de saúde e lazer e centros comerciais. Os semáforos deverão ser adaptados ou substituídos em dois anos, gradualmente.

“Cabe ao poder público garantir à pessoa com deficiência a sua inserção social e econômica. Para isso deve disponibilizar os instrumentos necessários”, ressaltou Floriano. O Projeto de Lei é da vereadora Heida Li (PPS).