Propor ações de arborização para evitar futuro colapso

Debater o Programa de Arborização da Prefeitura para sugerir proposta de política pública ou ações para remodelá-lo. Este é o objetivo da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente, da Câmara Municipal, que realizou nesta quinta (dia 27/05), sua primeira audiência pública para discutir a questão da arborização, corte e poda de árvores da cidade.

“A nossa preocupação é um provável colapso da arborização na cidade de São Paulo, devido aos problemas de manejo das árvores. O objetivo das audiências públicas é discutir à exaustão este tema. E redigir um documento a ser entregue à Prefeitura com proposta de política pública ou a remodelação do Programa de Arborização. Nossa preocupação diz respeito não só ao problema das árvores em si, mas também ao desenvolvimento sócio-econômico-sustentável da cidade”, afirmou o vereador Floriano Pesaro, presidente da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente.

O secretário Eduardo Jorge, do Verde e Meio Ambiente, disse na audiência pública que a portaria sobre manejo de árvores acaba de ser atualizada. A nova portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26/05). “Queremos que a cidade volte a conviver com suas árvores de forma harmônica”, afirmou. Ele elogiou a iniciativa da Comissão. “É importante os vereadores criarem um diálogo ambiental”, afirmou.

Para o secretário, arborização envolve biodiversidade, para acolher a fauna; saúde para homens e animais, pois o nível de umidade relativa do ar chega a apresentar diferença de até 6º C entre bairros desmatados e os arborizados; beleza; e qualidade de vida. Desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente vem plantando uma média de 200 mil árvores/ano. “Paralelamente, tentamos salvar as árvores infectadas por fungos e cupins, mas o país possui poucos estudos de como salvar as árvores”, afirmou.

Também estiveram na audiência pública Cyra Malta (engenheira agrônoma da Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Silas Macedo (técnico do Departamento de Áreas Verdes) e Sônia Hanashiro Ortega (coordenadora técnica da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras).
Veja fotos da audiência