Floriano Pesaro: liderança e reconhecimento em 2011


O ano de 2011 foi extremamente positivo para o mandato de Floriano Pesaro. Em Fevereiro, o trabalho do vereador foi reconhecido com o Prêmio Boas Práticas Legislativas, pelo projeto “Aquisição de Papéis com Certificação”, vencedor na categoria “Inovação”. O projeto foi sancionado pelo prefeito em outubro, tornando-se a Lei 15.464. Floriano também era finalista na categoria “Excelência”, com a Lei 15.276, de sua autoria, que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.
Autor da Lei 15.034, que instituiu o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, Floriano Pesaro organizou em abril o Seminário Educação Inclusiva – Avanços e Perspectivas, realizado em abril na Reatech – 10ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Duzentos participantes puderam debater as questões mais urgentes da inclusão de pessoas com eficiência nas escolas municipais. Já em setembro, o III Simpósio de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, organizado pelo mandato juntamente com a Presidência da Câmara, reuniu 300 participantes para tratar das melhores práticas neste tema.
Em outubro, a Câmara promoveu o seminário “A Era dos Dados Abertos”, discutindo questões relacionadas à webcidadania e a abertura de dados públicos. O vereador Floriano Pesaro abriu o evento e falou da importância da transparência dos dados no mundo atual. O Projeto de Lei 301/2011, de sua autoria e do presidente da Câmara, José Police Neto, pretende implementar Programa de Dados Abertos, dando maior transparência na gestão pública.
Projetos importantes foram introduzidos este ano por Floriano, entre eles: o PL 66/11, que trata da destinação correta de resíduos eletrônicos; o PL 63/11, que exige implantação de GPS nos veículos dos serviços de zeladoria urbana; o PL 371/11, que proíbe a venda de bebida alcoólica em postos de gasolina; o PL 247/11, que inclui a Virada Cultural no Calendário Oficial da Cidade; o PLO 13/11, que exige Ficha Limpa para ocupantes de cargo em comissão, de autoria da bancada do PSDB, entre outros.

Em 2011, Floriano Pesaro foi escolhido líder da banda pelos vereadores do PSDB, assumindo a responsabilidade de representar o partido na Casa e passando a participar do Colégio de Líderes, que define as pautas que serão apreciadas pelo plenário da Casa. Também participou este ano, por indicação partidária, das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça (CCJ) – que analisa a legalidade e constitucionalidade dos projetos em tramitação – e do Meio Ambiente, tendo nelas relatado importantes projetos de lei, como o que tratou da reformulação da gestão do Teatro Municipal (PL 9/2010).
O mandato de Floriano Pesaro também recebeu destaque em 2011 pelo seu uso das mídias sociais. Segundo a pesquisa Político 2.0, da empresa especializada Medialogue, Floriano Pesaro é o vereador que mais usa o Twitter. O fato do eleitor poder usar o website de Floriano para votar nos projetos do prefeito também foi elogiado pela pesquisa: “Trata-se de uma iniciativa criativa, típica de um verdadeiro político 2.0”.
É possível acompanhar todas as informações sobre o mandato do vereador no site www.floriano45.com.br.