Floriano concede Salva de Prata para Obra Social Dom Bosco

O excelente trabalho realizado pela Obra Social Dom Bosco será homenageado em uma Sessão Solene, hoje, 25 de novembro, às 19h, em Itaquera, na sede da instituição. Na ocasião, será entregue a honraria Salva de Prata, para o padre Rosalvino Móran Vinãyo.

O evento foi proposto pelo vereador Floriano Pesaro que aprovou junto a Câmara Municipal de São Paulo, através do Decreto Legislativo que reconhece a grandeza da Obra Social Dom Bosco. Estarão presentes parceiros e amigos envolvidos com a organização.

A data da solenidade foi escolhida porque há 150 anos nascia Margarida Occhiena, mãe de São João Bosco. Ela foi a primeira e principal cooperadora de Dom Bosco e ajudou o filho por dez anos, a dar início à Congregação Salesiana.

“Os Salesianos levam a mensagem de Dom Bosco e merecem o reconhecimento por fazer um trabalho de excelência. Dom Bosco acreditava que por meio da educação, é possível transformar a humanidade, essa premissa é levada aos jovens e à comunidade, sendo a melhor forma de diminuir a pobreza”, afirma Floriano.

Sobre Dom Bosco
Dom Bosco nasceu na Itália 1815 e era de origem camponesa. Em 1841, foi ordenado sacerdote, criou escolas noturnas, buscando a promoção dos jovens da época. Em 1850, fundou a “Sociedade de Mútuo Auxílio”.

A partir de 1854, alguns de seus alunos decidiram se consagrar, totalmente à vida religiosa. Em 1859, foi formado o primeiro grupo que recebeu o nome de Salesianos. A missão salesiana é centrada na educação integral dos jovens difundido em três pilares: juvenil, popular e missionário. O trabalho é voltado à formação das crianças e dos jovens, buscando promover sua integração na sociedade.

Obra Social Dom Bosco

O trabalho social realizado em Itaquera, Zona Leste do Município de São Paulo, é a concretização de um sonho, iniciado por um grupo de Salesianos: padre Rosalvino Morán Viñayo e pelos irmãos Antônio Carlos Martins e Hamilton Bernardo Rodrigues e leigos comprometidos com a causa: Justo, Amércio, Marcos Salvador Soares, Maurício Boaventura Ferreira e Sérgio Baruffi. Chegaram ao bairro em 31 de maio de 1981 e posteriormente receberam o apoio das Filhas de Maria Auxiliadora, as irmãs Bernadete Aparecida Florentino e Maria dos Santos Costa.

Entre os anos de 1981 e 2009 foram realizados 16.690.887 atendimentos e servidas 33.378.022 refeições. Hoje, passam diariamente mais de quatro mil pessoas em diversos serviços, sem contar as famílias envolvidas no trabalho social e nas comunidades paroquiais.
Para o cumprimento da missão deixada por Dom Bosco, os Salesianos constituem uma grande família atuante em 130 países. No Brasil são seis Inspetorias localizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre e Recife. No estado, são 21 obras atuantes na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, na região Paulista e em Sorocaba.

Saiba mais sobre o Dom Bosco Itaquera

SERVIÇO
Sessão Solene em comemoração ao trabalho da Obra Social Dom Bosco
Endereço: Rua do Contorno, S/N – Itaquera
DATA: 25 de novembro, às 19h