Câmara realiza seminário sobre Dados Abertos na gestão pública

Para garantir maior transparência à gestão pública, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu no dia 7 de outubro o seminário “A Era dos Dados Abertos”. O debate foi sobre questões relacionadas a webcidadania e a abertura de dados dos órgãos legislativos e executivos.
O vereador Floriano Pesaro abriu o evento e falou da importância da transparência dos dados das gestões públicas. “A Política Municipal de Dados Abertos e o acesso à informação vai possibilitar que o cidadão possa participar e influenciar as decisões administrativas e as de políticas públicas”, diz Floriano.
Estiveram presentes vereadores, especialistas, organizações civis, jornalistas, representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal e também hackers, que compartilharam aplicativos e projetos baseados em dados públicos. Os temas discutidos foram: “Como deve funcionar um programa de Dados Abertos”, “Como a imprensa vê a Transparência Pública”, “Como a área pública pratica Dados Abertos” além do seminário, “A Era dos Dados Abertos”.
O Projeto de Lei 301/2011 do qual o vereador Floriano Pesaro é autor com outros co-autores, entres eles o presidente da Câmara, José Police Neto, institui implementar o Programa de Dados Abertos e dar maior transparência na gestão pública. A ideia é abrir os números para a população democraticamente, fazer isso o mais transparente possível e totalmente gratuito. Deixar a base de dados e informações não sigilosas dos órgãos ou entidades públicas disponíveis aos cidadãos de forma eletrônica e em formato aberto. Em outras palavras: informar a população dos gastos públicos, com transparência.