Momento Itália Brasil


A partir de outubro, o Brasil celebrará sua amizade com o povo italiano através de uma longa série de eventos culturais, esportivos, científicos e políticos. É o Momento Itália Brasil.
Em São Paulo, a influência da cultura italiana é ímpar – mais de 10 milhões de paulistanos têm ascendência italiana.
Por este motivo, desde maio deste ano, o vereador Floriano Pesaro, filho de italiano, e outros integrantes do Grupo de Trabalho Momento Itália Brasil – instituído pelo governador Geraldo Alckmin através do decreto 56.971 – se reúnem para organizar todo o calendário paulista para a comemoração do evento.
Por iniciativa do vereador Floriano Pesaro, e em parceria com o Deputado Italiano pela Circunscrição da América Latina e Brasil Fábio Porta e a Unione Italiani nel Mondo, a Câmara Municipal de São Paulo realizará um grande encontro entre parlamentares brasileiros e italianos. Será o ‘Seminário Político Momento Itália Brasil: Influências Históricas e Contemporâneas’.
Na ocasião, políticos de renome dos dois países discutirão a importância econômica das relações ítalo-brasileiras; o sistema político dos dois países em uma perspectiva comparada, sobretudo o sistema eleitoral (voto distrital x voto misto); além da influência da cultura italiana na democracia brasileira, a partir de testemunhos de pessoas que ajudaram a construir essa relação.
“A proximidade entre brasileiros e italianos é muito forte e o Momento Itália Brasil é a oportunidade ideal para, além de celebrar o que temos em comum, fomentar novas maneiras de interação e aproximação entre os nossos povos”, explica Floriano Pesaro.