Sobrevoo e vistoria às represas Guarapiranga e Billings

Como integrante da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente, o vereador Floriano Pesaro participou da vistoria nas regiões das represas Guarapiranga e Billings para analisar o andamento do projeto Operação Defesa das Águas – parceria entre prefeitura e governo do Estado para proteger as áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo – e o Programa Córrego Limpo, ação do poder executivo com a Sabesp para despoluir rios e córregos de São Paulo.
Foi realizado um sobrevoo de helicóptero pelas duas represas para acompanhar o andamento das obras e uma vistoria de barco pela Guarapiranga. Na represa Billings, há operações de intervenção no sentido de retirar invasões irregulares, e construir parques e áreas de lazer. Na Guarapiranga, serão construídos cinco parques em uma área de 2 milhões de metros quadrados.
“O balanço desta operação é muito positivo. São áreas de mananciais, das águas que bebemos, e havia uma ocupação irregular gravíssima que data desde os anos 80, com casas praticamente em cima das represas, jogando esgoto in natura nas águas e contaminando não somente a represa mas todo o lençol freático da região”, explicou Floriano.

Após o lançamento da Defesa das Águas, o número de denúncias de vendas de lotes irregulares aumentou. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana
mais de 16 mil ocorrências já foram registradas e encaminhadas para a Guarda Civil Metropolitana. Também foram feitas mais de 6.200 remoções de construções irregulares, foram aprendidos mais de 34 mil blocos que seriam utilizados em novas construções, e 66 fábricas de blocos instaladas na região foram fechadas.

Ouça entrevista de Floriano à Rádio Estadão/ESPN