Sessão Solene em homenagem aos Salesianos São Paulo


Organização é reconhecida como referência na educação-evangelização dos jovens
Nesta sexta-feira, 25 de maio, o vereador Floriano Pesaro concede homenagem aos Salesianos da cidade de São Paulo. A solenidade será no Colégio Salesiano (Alameda Dino Bueno, 285 – Campos Eliseos), às 19h.
“Os Salesianos merecem tamanho reconhecimento pelo desempenho em sua missão educativa. Eles ajudam a diminuir a desigualdade e contribuem para o desenvolvimento do país”, afirma Floriano Pesaro.
Sobre os Salesianos
A vinda dos Salesianos do Brasil teve como ponto de partida um encontro, em 1877, entre Dom Bosco e Dom Pedro Maria de Lacerda, Bispo do Rio de Janeiro e um grande admirador do trabalho dos Salesianos. A admiração cresceu ainda mais após a visita que realizou a Turim, naquele período, a convite de Dom Bosco.
Em Roma, por ocasião dos 50 anos da Sagração Episcopal do Papa Pio XI, Dom Pedro solicitou que um grupo de Salesianos se instalasse no Brasil. No dia 14 de julho de 1883 esse grupo, com grande incentivo de Dom Bosco, chegou ao Brasil.
Instalaram-se no bairro de Santa Rosa, localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Nascia a primeira Casa Salesiana do Brasil, o Colégio Salesiano Santa Rosa.
Os salesianos chegam a São Paulo dois anos depois. Padre Lourenço Giordano e o Coadjutor João Bologna, em 05 de junho de 1885, dão início às atividades do Liceu Coração de Jesus, localizado no bairro de Campos Elíseos, que por um longo período destacou-se pelo trabalho desenvolvido nas Oficinas de Artes e Ofícios, bem como no Oratório Festivo.
A sede da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, instalada no mesmo local que o Liceu Coração de Jesus e o Santuário Sagrado Coração de Jesus formam, na cidade de São Paulo um dos mais significativos complexos arquitetônicos do século XIX.
Serviço
Homenagem aos Salesianos de São Paulo
Data: 25 de maio, sexta-feira
Hora: às 19h
Local: Colégio Salesiano (Alameda Dino Bueno, 285 – Campos Eliseos)