FOLHA DE S.PAULO (Painel) – Floriano Pesaro quer suspender pedido de cassação dos vereadores dissidentes

Supremo desconforto
As últimas declarações belicosas do ministro Joaquim Barbosa provocaram contrariedade no STF (Supremo Tribunal Federal) para além do time dos colegas com quem o relator do mensalão já se indispôs. Em rodas reservadas, alguns ministros passaram a discutir, no fim da semana passada, a possibilidade de não eleger Barbosa para presidir a Corte. Com a aposentadoria compulsória de Carlos Ayres Britto, em novembro, ele é o próximo na lista de sucessão, por antiguidade.

O veto a um presidente é medida extrema, mas não inédita. Ocorreu em 1969, quando Adalício Nogueira foi convencido pelos pares a renunciar após eleito.
LightHá ainda os ministros menos radicais, que passaram a ver com bons olhos a chamada PEC da Bengala, proposta de emenda à Constituição que eleva para 75 anos a aposentadoria obrigatória. Se aprovada para os atuais membros de tribunais, a medida faria com que Britto completasse seu mandato.
Saia justaAyres Britto, que assumiu também o CNJ, chamou o presidente da Ajufe (Associação de Juízes Federais do Brasil), Gabriel Wedy, para ser um dos seus juízes auxiliares no conselho. A Ajufe foi uma das entidades que representaram contra a ministra Eliana Calmon, corregedora do órgão.
Guerra…A ADPF e a Adepol, que reúnem delegados das polícias Federal e Civil, divulgarão carta apontando ineficácia do Conselho Nacional do Ministério Público para apurar acusações de desvio de conduta de procuradores e promotores. Para as entidades, o órgão age de forma corporativa.
… institucionalO presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, cita como exemplo o fato de que um dos membros do CNMP, o promotor Tito Souza do Amaral, foi assessor do senador Demóstenes Torres, cujas ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira são investigadas.
FronteirasO comando do PSDB chamou o governador Marconi Perillo (GO) para uma conversa nesta semana. Querem saber exatamente o grau de ligação do tucano com a Delta e o esquema de Cachoeira. O partido teme, ainda, que os tentáculos do esquema atinjam o governo de Simão Jatene (PSDB-PA).
DivulgaçãoLíder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) repassou em dezembro do ano passado R$ 239 mil da verba indenizatória daCasa, ou 75% a que ele tem direito no ano, para a empresa All Win Propaganda, que fez a sua campanha, além da de outros petistas, nas eleições de 2010.
Veja bemChinaglia afirma que confeccionou 37 mil exemplares de uma revista de 16 páginas. "Estive o ano todo envolvido com o Orçamento e queria divulgar. Não queria um jornalzinho sem qualidade." A empresa diz que as revistas foram impressas e que presta serviços para políticos de vários partidos.
DegolaO deputado Paulo Maluf pediu ao governador Geraldo Alckmin a demissão do secretário de Habitação, Silvio Torres, para apoiar José Serra na capital. Torres e o presidente da CDHU, Antonio Carlos Amaral, indicado por Maluf, não se entendem desde o início do governo. O PP quer indicar o sucessor.
AnistiaA Executiva municipal do PSDB se reúne hoje para analisar a proposta do líder Floriano Pesaro de suspender o pedido de cassação dos mandatos dos seis vereadores que deixaram o partido para se filiar ao PV e ao PSD. O acordo é uma exigência de Serra para que não haja obstáculos às alianças eleitorais.
VERA MAGALHÃESpainel@uol.com.br
comSILVIO NAVARROeANDRÉIA SADI
TIROTEIO
Essa coisa de irmão parece código da máfia. O Cachoeira é tratado como chefe pelo Demóstenes. Com tanta intimidade, esse grupo se parece com a Família Soprano.
DO DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA (PT-RS)sobre gravação feita pela Polícia Federal em que um dos operadores de Carlinhos Cachoeira, Wladimir Garcez, diz ter relação "de irmão" com o governador Marconi Perillo (PSDB-GO).
CONTRAPONTO
Noite pelo dia
O pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, explicava durante atividade na Lapa, na semana passada, sua fama de trabalhar até de madrugada.
-Das 22h às 2h da manhã sou imbatível -, brincou.
Ele contou que o hábito de dormir tarde começou quando era criança e que tinha um método para ganhar alguns minutos de sono pelas manhãs.
-Minha mãe me mandava para o banho, eu ligava o chuveiro, fazia um travesseiro com a toalha e dormia no chão do banheiro -, disse, arrancando risos da plateia.