21/02/2012 – Dia da Educação Judaica inspirado no Movimento Chabad Lubavitch

Dia 11 de Nissan.

Data paradigmática na vida judaica e não judaica, data relevante aqui e no resto do mundo. Dia santificado, pois é quando celebramos o nascimento de um homem sábio, um homem justo, um homem influente, um homem sagrado, o Rabino Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de Lubavitch, líder  espiritual e efetivo do Movimento Chabad e de tantas pessoas, inclusive presidentes de potências mundiais.
Este nobre rabino, no decorrer de sua vida, evidenciou a importância da educação para a formação de uma sociedade melhor, mais justa, mais ética, mais informada para tomar decisões sensatas.
No esteio deste legado, o movimento Chabad, representado por cada um e todos os rabinos aqui presentes, tem empreendido esforços incomensuráveis, buscando a dedicação nos ensinamentos do Rebe, para difundir a educação em todos os seus centros, no mundo todo, estimulando o conhecimento e a espiritualidade, para a criação de seres humanos melhores e mais dignos.
Não são apenas as escolas que devem estimular a educação. A comunidade também deve ajudar para que cada criança desenvolva uma bússola moral. A educação deve ser integral, harmonizando o conhecimento com valores morais, a responsabilidade pessoal, e a benemêrencia.
Também, eu, com o apoio da Câmara dos Vereadores e com a mesma inspiração, tive o privilégio de criar um projeto de lei, hoje já convertido na Lei 15.285, instituindo no Município de São Paulo o “Dia da Educação Judaica inspirado no Movimento Chabad Lubavitch”, a ser comemorado anualmente no dia 11 de Nissan entre o dia 18  de março e dia 22 de abril, dia do nascimento do Rebe de Lubavitch. A data comemorativa instituída passou a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de São Paulo.
Assim, hoje, aqui, podemos comemorar juntos o esforço e a homenagem que São Paulo presta a esta personalidade iluminada, o Rebe de Lubavitch, ao Movimento Chabad, aos seus abnegados rabinos e à importância fundamental de disponibilizar a educação para cada pequeno ou grande cidadão do mundo.
Estamos hoje aqui após uma jornada de quatro anos, que começou no Kinus de  2008, quando me apresentei diante de vocês e recebi vosso inestimável apoio, e assumi o compromisso de defender os direitos do povo judaico. Hoje, posso orgulhosamente ostentar o privilégio de ter conseguido a aprovação de leis relevantes para nosso povo, como esta Lei comemorativa do Dia da Educação em homenagem ao Movimento Chabad, como a Lei que estabelece a Festa das Luzes (chanucá) durante o mês de Dezembro em nossa cidade, a Lei que oficializa Rosh HaShaná em nosso calendário, a Lei em Homenagem às Vítimas do Holocausto . Posso também afirmar que, definitivamente, busquei argumentar em defesa do Estado de Israel e dos anseios da comunidade judaica em plenário, nos meios de comunicação, em Israel e na ONU em Nova York.
Tenho a consciência de que muito pode ser feito ainda e quero me apresentar mais uma vez como vosso interlocutor. Para tanto, busco novamente vossa inspiração e vosso apoio neste ano de decisões,para que, dentro de pouco tempo estejamos todos aqui festejando novos marcos do povo hebreu na cidade de São Paulo.
Muito Obrigado

Floriano Pesaro