Cultura para todos

Emenda ao Orçamento, apresentada por Floriano, homenageia o artista Lasar Segall
No Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), o vereador Floriano Pesaro participou da inauguração da réplica da escultura Os Emigrantes, do artista plástico Lasar Segall, na Praça Buenos Aires. O evento só foi possível por causa de uma emenda ao Orçamento, no valor de R$ 200 mil, apresentada por Floriano na Câmara. Uma outra escultura do artista foi doada ao Museu Lasar Segall. O valor do aporte permitiu, ainda, a produção de um áudio-guia do museu e de material didático para professores.
O artista plástico Lasar Segall é autor de diversos trabalhos espalhados pela capital. O artista, que nasceu na Lituânia em 1891, veio para o Brasil em 1923. E daqui nunca mais saiu. Cerca de dez anos antes da Semana de 22, Segall foi responsável pela primeira mostra de arte moderna no Brasil. Artistas revolucionários viram nele uma importante inspiração. E Segall tornou-se parte do grupo que deu início ao Movimento Modernista no Brasil.
Além disso, Lasar denunciava, por meio da arte, a opressão e a discriminação das minorias. Retratava, em especial, o povo judeu –com o qual tinha ligação familiar. São claras as referências que o artista faz à comunidade judaica. Depois da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, isso se intensificou no trabalho dele. Lasar Segall era, de fato, um homem além de seu tempo.
Vale visitar o museu (Rua Berta, 111) e conferir a escultura Os Emigrantes na praça Buenos Aires, em Higienópolis.