14/04/2011 – Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva

SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, agradeço pela lembrança. O dia de hoje, 14 de abril, além de ser, como lembrou o Vereador Celso Jatene, o dia do Santos Futebol Clube, é também a data da aprovação da Lei 15.034, que institui, em São Paulo, o Dia Municipal da Educação Inclusiva.

Hoje é um dia de reflexão a respeito da inclusão de pessoas com os mais variados tipos de deficiência física ou intelectual na educação formal, na Rede Municipal de Educação. Hoje é um dia de reflexão para discutirmos as perspectivas, os avanços dessa inclusão. Onde chegamos? Curiosamente, avançamos bastante a partir de iniciativas oriundas da Secretaria Municipal de Educação. São Paulo criou talvez o mais moderno, e por que não dizer arrojado, programa de inclusão da Educação do Brasil que é o Programa Inclui, liderado pelo competente Alexandre Schneider, Secretário de Educação do Município de São Paulo, concedendo a todas as demais secretarias do Brasil, o exemplo de como se faz uma inclusão de verdade e integral da pessoa e da família das pessoas com deficiência.

Essa é a diferença. A diferença de atender de forma integral, transversal e intersetorial as demandas e as necessidades do deficiente. Isso significa ir além da questão pedagógica. Isso significa chegar na questão psíquica, questão de infraestrutura, do modelo de acessibilidade das escolas. Significa oferecer à família condições para que a criança seja incluída e não simplesmente alegar que a escola está pronta para a inclusão. Significa ter equipe treinada, preparada, qualificada para levar adiante o programa de inclusão da Prefeitura do Município de São Paulo, e isso é feito hoje sob a coordenação da Professora Silvana Drago, especialista no tema e que vem conduzindo com maestria o Programa Inclui.

Queremos transformar o Programa Inclui em uma lei para dar perenidade a ele. E por essas e outras razões, no próximo domingo – deixo o convite a todos os Srs. Vereadores – para que estejamos no Centro de Convenções Imigrantes na X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, às 10h, com a presença do Sr. Prefeito Gilberto Kassab, do Secretário Alexandre Schneider, da Secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella e de Marcos Belizário, Secretario Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em um grande seminário com especialistas, professores da Universidade de São Paulo. Comparecerão especialistas em Educação Inclusiva, nesse grande seminário, fruto da lei, aprovada nesta Casa. O debate terá como tema “Em que pé está a inclusão, como estamos fazendo em São Paulo e quais são os avanços e perspectivas nessa área da educação paulistana”.

Conto com a presença de todos. Faço o convite de público e na televisão, para que compareçam ao Centro de Convenções Imigrantes, domingo, dia 17, no Seminário sobre Educação Inclusiva. É gratuito e daremos uma certificação por participação.

Muito obrigado.