12/09/2011 – Sessão Solene em homenagem aos 65 anos da FISESP

Estamos hoje aqui para celebrar uma conquista de 65 anos em nosso Estado. Foi quando a Federação Israelita do Estado de São Paulo foi formada. Mas por que este ato deve ser celebrado com pompa e circunstância? O que significa um organismo destes para nós?

A Federação vem, desde sempre, cuidando e estimulando a comunidade judaica. A FISESP tem atuado nas mais distintas esferas, defendendo-nos sempre que algum incauto demonstra falta de respeito para com nosso povo, para com as instituições que representam o judeu e o judaísmo em todos os distintos universos, sejam eles culturais, sociais ou religiosas.

Mas, nossa querida FISESP vai além. Sua atuação no campo da assistência busca dar suporte às instituições beneficentes da comunidade através da promoção e assistência social, tendo idealizado e acolhido por muitos anos o Fórum dos Técnicos de nossas instituições, cumprindo o dever de cada judeu de realizar a mitzvá de Tikun Olam, ou seja, a obrigação de sermos parceiros na construção de um mundo melhor.

No campo educacional, a FISESP contribui com as escolas judaicas, tendo ajudado na formação e supervisão de seus profissionais.

Também, a FISESP chama para si a obrigação de difundir todas as iniciativas das organizações filiadas para que a comunidade possa se enriquecer e fortalecer através dos inúmeros eventos por ela proporcionados.

Não devemos esquecer sua função de preservar e antever possíveis inconvenientes para a comunidade, gerindo assim um Departamento de Segurança que aconselha todas as instituições que a compõem.

Como político cuja bandeira se coaduna com o escopo da FISESP, tenho a obrigação de atestar compromisso desta valorosa instituição na salvaguarda dos interesses de suas federadas e do judeu em geral.

Também, é imperioso citar o apoio que recebo e a parceria harmoniosa que estabelecemos para garantir que a comunidade judaica seja ouvida e preservada nas mais distintas esferas públicas.

Neste meu caminho de defesa e porta voz da comunidade judaica e de Israel, aprendi uma frase valiosa que quero compartilhar e creio ser a exata expressão do que a FISESP escolheu ser há 65 anos:
COL ISRAEL AREVIM ZÈ LAZÉ – Todos os judeus são responsáveis um pelo outro.

Obrigado, FISESP por nos representar, defender e apoiar em todos os momentos.

A comunidade judaica do Estado de São Paulo agradece!

Muito Obrigado.