11/2010 – Kinus Nova York

Quanto mais o judaísmo está presente em minha vida, mas atônito fico com o aprendizado, com as tradições, com a importância de um povo e com as pessoas com quem me deparo.

Não foi diferente em Nova York, para onde fui, convidado para participar de um evento tanto grandioso quanto único. Entre os dias 03 e 08 de Novembro, tive o privilégio de comparecer ao Kinus – o Encontro Mundial dos Emissários do Movimento Chabad. Estivemos com mais de quatro mil pessoas, a grande parte formada por estes rabinos incansáveis em sua missão de levar o Judaísmo e seus preceitos valiosos para todos os rincões do mundo.

Nestes dias de congraçamento, tive a oportunidade e o privilégio de conhecer seres humanos especiais, cheios de sabedoria e discernimento, espiritualidade e argúcia. Pude também compreender plenamente o que vem a ser “oneg shabat (a alegria do Shabat),” passando em comunidade desde as primeiras horas da noite de sexta-feira até as primeiras estrelas do sábado à noite. Foi uma vivência inestimável, assim como todo o Encontro, que me permitiu crescer e aprender como pessoa.

Floriano Pesaro