09/08/2012 – Repúdio aos ataques contra José Serra e São Paulo investe em transporte sobre trilhos

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, o PSDB vem a este plenário, nesta tarde, depois da manifestação do Diretório Nacional e Estadual, repudiar veementemente a forma como o PT vem se comportando na tentativa de destruir uma imagem pública como a de José Serra, comparando-o a Hitler em vídeo postado no site do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.
Essa forma de fazer política, destruindo ao invés de construir, não faz parte do jeito do fazer política do Governador e candidato José Serra, como tampouco de qualquer integrante do PSDB.
Serra é uma figura pública conhecida e tem seu passado a lhe abonar. Foi Deputado Federal, Ministro da Saúde, Senador, Prefeito, Governador. É uma pessoa idônea que muito lutou pela democracia no Brasil, tendo, inclusive, que se exilar no Chile à época da ditadura.
A simples menção de seu nome ao lado do execrável Adolph Hitler é ato extremamente leviano, para não dizer criminoso. Macular a imagem pública de José Serra é um ato que fere a democracia no País. Estamos em época de eleições, momento de discutir propostas e ideias. A forma petista de se dirigir aos seus adversários, em especial, ao José Serra, é um desserviço para o Brasil e para a nossa cidade.
confesso que não é fácil, mas os avanços que obtivemos ninguém tirará mais do paulistano.
Vamos mostrar na tela uma apresentação que já é pública, do jornal O Estado de S.Paulo e que, pela TV Estadão, está expondo no seu site.
Fiz questão de trazer para os Colegas Vereadores porque escutamos muita bobagem, não necessariamente neste Plenário, mas em geral, em relação à mobilidade na cidade de São Paulo. Quero mostrar como estamos avançando para que as pessoas não tenham dúvida.
Peço à TV Câmara São Paulo que reproduza as imagens do jornal que já são públicas, pois facilitará a nossa explanação.
Por favor.

– Apresentação de audiovisual.

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, fiz questão de mostrar essa apresentação, alguns já a conhecem. Na última terça-feira, visitamos as obras da Estação Oratório. Estavam presentes os Vereadores Agnaldo Timóteo e Edir Sales, o Deputado Estadual Orlando Morando e o candidato José Serra, entre outros.
Surpreendemo-nos com a velocidade de andamento das obras. Realmente, quem passa hoje pela Av. Anhaia Mello, verá que já há, aproximadamente, 7km de linha sobre trilho pronta. Quer dizer, das tulipas de sustentação às vigas que já foram colocadas. Há previsão de que, em 2013, a Estação Oratório possa ser a primeira a ser entregue, ligando-se ao Metrô da Linha Verde – da Paulista. Dessa forma, continuaremos caminhando. Essa é uma obra muito mais barata do que a do metrô, de fato, muito mais rápida e com padrão de atendimento do metrô.
Sr. Presidente, é um orgulho para nós apresentarmos essas imagens no dia de hoje. Vimos em São Paulo, durante muitos e muitos anos e durante vários Governos, obras paradas. Quem mora na região do Ipiranga e da Vila Prudente se lembra da ideia do Fura-Fila que vem dos Governos dos Srs. Paulo Maluf e de Celso Pitta. Tal obra parou no Governo da Sra. Marta Suplicy. E o Governo Marta gastou dinheiro com estudos – esses que o PT contrata, não usa e que não servem para nada – e, quando assumimos a Prefeitura em 2005, devolveu para nós, tucanos, um monte de estacas de uma obra totalmente abandonada e parada, a do Fura-Fila.
Com decisão e determinação de tucanos, realizamos, construímos e entregamos o Expresso Tiradentes até o Sacomã. Da mesma forma, levamos o metrô para a Vila Prudente e o integramos ao Expresso Tiradentes.
Outro dia peguei o Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila, no Sacomã e vim até o Mercado Municipal em, aproximadamente, 14 minutos; num transporte sobre pneus, rápido e elevado. Então, esses são transportes muito eficientes, mas o importante é fazer a obra, é realizar. Da mesma forma, fizemos em outros pontos da Cidade. Não vou, neste momento, me ater a todos. Isso é o que considero importante: Poder pegar as ideias que estão pairando no ar e executá-las.
Concedo aparte ao nobre Vereador Ricardo Teixeira.

O Sr. Ricardo Teixeira (PV) – Boa tarde, Vereador Floriano Pesaro e telespectadores da TV Câmara São Paulo.
Na projeção mostrada, vimos uma união da Linha Vila Prudente-Cidade Tiradentes e São Mateus em que se faz a perna do “Y” da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, onde se liga Santo André, São Bernardo, Diadema e Jabaquara. Com essa projeção feita e com a forma já existente na malha, conseguimos fechar não só a área interna do minianel como essa área mais periférica da Cidade. Com certeza, vai-se balancear mais as viagens, que hoje são mais radiais, na hora em que as transformarmos para a periferia.
Então, essa obra é importante. Tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, da SPTrans e vejo que é uma forma de melhorar ainda mais a mobilidade, principalmente, da zona Leste e da zona Sudeste da cidade de São Paulo.

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Muito obrigado, Vereador Ricardo Teixeira, um dos Vereadores mais brilhantes da área de mobilidade humana da cidade de São Paulo.
Em conversa, o Sr. Governador Geraldo Alckmin disse-me que já chegaram quatorze novos trens da CPTM, todos com ar-condicionado, com padrão do metrô, e já estão substituindo a linha Sul, da Jurubatuba. Tal substituição está trazendo um grande benefício para a região. A linha Lilás, linha 5, que vem do Capão Redondo, vai subir até à Santa Cruz. Esses trens vão transportar o povo da zona Sul, da região da Capela de Socorro, até Jurubatuba. Aproveitando a linha Lilás, os trens poderão subir até a Avenida Paulista, em aproximadamente 20 ou 25 minutos. Esses sonhos vão se realizando a partir da determinação dos Governos do PSDB.
Faço aqui um agradecimento ao Vereador Attila Russomanno. Conforme combinamos no dia de ontem, pudemos prosseguir no Grande Expediente, na tarde de hoje.
Muito obrigado.