03/03/2011 – Atropelamento de ciclistas

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores e telespectadores da TV Câmara São Paulo, trago hoje um tema que reputo da mais alta relevância para os trabalhos desta Casa.

O que aconteceu na última semana na cidade de Porto Alegre foi algo absolutamente bárbaro, selvagem. Ao deparar-se com uma marcha de ciclistas, manifestação absolutamente pacífica, um cidadão resolveu que, preso momentaneamente na via, deveria atropelar dezenas de ciclistas para poder continuar o caminho com seu automóvel – veículo que, como sempre diz o Vereador Jooji Hato, quase sempre se torna uma arma em muitas de nossas cidades. E ele o fez, Sr. Presidente, na frente do seu filho de 15 anos. Vejam o exemplo. V.Exas. que têm filhos adolescentes, sabe a dificuldade que é, para nós pais – eu também tenho – um exemplo que o pai deu ao filho de 15 anos, atropelando ciclistas que estavam em uma manifestação pacifica, à tarde, em uma rua de Porto Alegre. O grupo chamava Massa Crítica e participavam de uma marcha em Porto Alegre.

A cena é horripilante, está na internet, Youtube, em todos os meios. O motorista, depois justificou e lamentou. É imperdoável! A cena de barbárie é absolutamente imperdoável.

A nossa preocupação nesta Casa é que fatos como esse mostram claramente uma falta de cultura para a questão do ciclismo como meio alternativo de transporte, que, cada vez mais nas cidades do mundo, se torna um meio de transporte de fato. Aqui nesta Câmara Municipal, preocupados com esse tema, sugerimos e devemos aprovar nos próximos dias a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana. Por sugestão do nobre Vereador Chico Macena, juntamente comigo e outros Srs. Vereadores que farão parte dessa frente, decidamos dar o titulo de Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana pensando em algo maior do que simplesmente a discussão de ciclofaixas ou ciclovias na cidade de São Paulo.

Estamos avançando nessa área, e o nobre Vereador Natalini é testemunha do esforço que o Secretário de Esportes, considerado o maior Secretário de Esportes na questão de realizações da sua pasta, o Deputado Walter Feldman, fez em relação às bicicletas na cidade de São Paulo.

Agora não só como lazer, como mudança cultural para o deslocamento, para a mobilidade, mas também como estratégia para o desenvolvimento de um trânsito melhor, mais amigo e mais respeitoso. É por essa razão que, para esta frente, estamos convidando todos os Srs. Vereadores que sabem da importância da mobilidade, do esporte e da cultura solidária, para que possamos ter na cidade de São Paulo mais respeito e utilizemos a bicicleta como meio estratégico para o deslocamento das pessoas.

Deixo registrada nossa profunda indignação como ocorrido com a Massa Crítica de Porto Alegre. Nossa absoluta solidariedade e o nosso compromisso com a cidade de São Paulo de que faremos a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana funcionar com a participação de todos os bikes e todos que militam em movimentos alternativos de transporte para que possam ser cada vez mais movimentos cidadãos na cidade de São Paulo.

Muito obrigado.