Brasil e Israel em parceria inédita no comércio exterior

Floriano Pesaro

Ao assumirmos a direção da ApexBrasil, a agência de promoção de exportações e atração de investimentos supervisionada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o presidente Jorge Viana, a diretora de Negócios, Ana Repezza, e eu, como diretor de Gestão Corporativa, recebemos também missões para impulsionar o comércio exterior brasileiro como a diversificação de destinos, a ampliação da participação do Norte e Nordeste nas exportações, os preceitos de sustentabilidade e a recuperação da imagem do Brasil no exterior. Hoje, recebemos mais um resultado importante desta missão.

Neste mês de setembro, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo autorizado a exportar carne de frango para Israel comprovando sua tecnologia agrícola, que é referência mundial, além de alto padrão kosher em sua produção. Recebi, ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, para comemorar essa boa notícia.

Em termos absolutos, trata-se da abertura aos produtores brasileiros de um mercado consumidor pujante e crescente que consome mais de 600 mil toneladas de frango anualmente, com uma taxa de 42 quilos anuais por pessoa, uma das maiores do mundo.

É claro que este não é resultado do trabalho de uma só instituição ligada ao governo, como é a ApexBrasil, mas de todo o esforço governamental em estabilizar e retomar as relações comerciais com a comunidade internacional pautada nos preceitos clássicos da diplomacia brasileira e buscando as melhores oportunidades comerciais para as empresas brasileiras.

Essa reconstrução toma forma nas missões presidenciais no exterior, retomadas pelo presidente Lula, que funcionam como verdadeiras catalisadoras da presença do Brasil no exterior. Reforçam-se laços culturais, desfazem-se mal estares diplomáticos e políticos, abrem-se e reabrem-se oportunidades de negócios que se traduzem em mais emprego e melhor renda para brasileiros por aqui,

A partir daí, cabem aos ministérios, especialmente das Relações Exteriores, da Agricultura e do Desenvolvimento, a pavimentação e a transformação dessas oportunidades e sinergias em bons negócios para as empresas brasileiras, seja no que se refere à exportação ou à atração de investimentos.

Nesse sentido, a ApexBrasil é o braço operador da política pública de comércio exterior do governo federal, que busca capacitar, facilitar e impulsionar a jornada da exportação e de atração de investimentos de empresas e projetos no Brasil.

E ainda há muito mais por vir: um governo coeso, experiente e com missões claras dadas, como aquelas outorgadas a nós na ApexBrasil, resulta em mais exportação – haja vista o recorde de US$ 32 bi em exportações brasileiras apenas no mês de agosto, mesmo com a queda nos preços internacionais; mais crescimento econômico – caminhamos para, ainda neste ano, voltarmos a ser a décima maior economia do mundo; e, finalmente, tem como produto a melhora de vida da população e a justiça social para os brasileiros.