18 de maio, avanços e desafios |

18 de maio, avanços e desafios

Escrito por Floriano em 18 de maio de 2010 – 13:37 -

18_de_maio

Hoje, dia 18 de maio, é um dia de luta contra uma barbárie que acomete nossas crianças e adolescentes. É o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A origem da data nos remete ao Espírito Santo, quando, no dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli, de 8 anos, foi brutalmente raptada, violentada, morta e carbonizada. Os algozes nunca foram punidos. A tragédia, que chocou o Brasil, é o marco desta data há 10 anos, desde 2000, instituído pela lei 9.970.

Avanços e desafios marcam o tema. Entre os avanços, podemos listar a adoção do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil; o Disque 100; o aumento no número de programas especializados de atendimento a este público; ganhos na legislação; e o engajamento cada vez maior do setor privado na prevenção e combate a esta questão.

Os desafios são diversos também: a busca incessante pela intersetorialidade, como forma mais eficaz de proteção à infância; a quebra de tabus na educação sexual dos filhos, a garantia da responsabilização dos agressores, entre outros.

Vale a pena ler o artigo de Ana Maria Drummond, diretora-executiva da Childhood Brasil na Folha de S. Paulo de hoje. Além de comentar estes avanços e desafios, ela aborda medidas que ainda precisam ser adotadas para que a proteção a crianças e adolescentes seja plena. Só com medidas protetivas teremos uma sociedade mais justa e uma infância mais feliz e saudável.

Leia artigo O Estandarte 18 de Maio.


Postado em Sem categoria | Seja o primeiro a comentar »

Comente