PL 603/2011

[tabs]
[tab title=”Projeto de Lei”]

“Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Evento de Moda “Fashion Mob”, a ser comemorado no mês de dezembro, e dá outras providências.”

A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:
Art. 1o Fica inserido inciso ao art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a seguinte redação:
“o Evento de Moda “Fashion Mob”, a ser comemorado no mês de dezembro com homenagens e eventos de divulgação.” (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões,

[/tab]
[tab title=”Justificativa”]

JUSTIFICATIVA

O evento de moda “Fashion Mob” é um exemplo de democracia viva. O desfile de moda ocorre nas ruas de nossa cidade, com tanta gente, de diversas tribos, fazendo o que chamamos de moda viva, moda democrática.

“Fashion Mob” é a primeira e mais democrática passeata fashion do Brasil. Promovida pelo evento de moda Casa de Criadores, que há 14 anos revela novos talentos da moda brasileira, tem o apoio da Prefeitura de São Paulo (SP Turismo).

Ícone do setor de criação em moda no Brasil, o Projeto “A Casa de Criadores” teve início em maio de 1997, a partir da cooperação entre o jornalista André Hidalgo e um grupo de jovens estilistas, que se reuniram para promover o lançamento de suas coleções. A partir de então, estava instituído um espaço para debater ideias, criar e favorecer a proximidade de estilistas e mercado.
O evento adquiriu status de principal e mais visível mostruário de criação da moda brasileira. Com foco na revelação de novos talentos e divulgação de criações com originalidade e atitude, não tardou em incorporar fashionistas de vários estágios da carreira e de diversos lugares do país.

O desfile da “Fashion Mob” criado há três anos pelos idealizadores da Casa de Criadores acontece nas ruas do Centro da cidade e é a cara de São Paulo. São Paulo é multicultural, vibrante, diversa. E por este evento sintetizar tão bem o espírito de nossa cidade é que desejamos incluí-lo no calendário oficial dos festejos municipais.

Qualquer pessoa pode participar: estilistas, artistas plásticos, profissionais do mercado de moda ou simples curiosos. A ideia é levar para as ruas da cidade os trabalhos de diversos profissionais (novos ou não) para que tenham a oportunidade de mostrar suas produções nas categorias moda, arte e vídeo.

O evento também é um concurso com jurados. O vencedor na categoria moda, além de desfilar na Casa de Criadores, ganha prêmios. Em 2011, o ganhador da 3ª edição do Fashion Mob, realizado no dia 11 de dezembro, recebeu um investimento de R$ 5 mil reais da patrocinadora do Fashion Mob, a Natura, para custear a coleção a ser desfilada no evento (tecidos, mão de obra etc); um estágio no departamento de estilo da marca Cavalera; tecidos da Vicunha e um curso da IBModa.

Na 3ª edição do Fashion Mob a votação foi aberta ao público e o vencedor ganhou um estágio na produtora Ioiô Filmes. Já, o vencedor da categoria artes plásticas, ganhou uma leitura de portfólio feita pelos curadores da Galeria Emma Thomas.

A concentração aconteceu no Largo do Arouche (próximo à estação República do metrô). E às 14h30, os participantes saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade. No final do trajeto, um corpo de jurados avaliou cada trabalho e, em seguida, divulgaram os nomes dos vencedores. O evento encerrou sua programação com um show-surpresa da Karina Buhr.

Expostas assim as razões de minha iniciativa, submeto o assunto a essa Casa de Leis e solicito o apoio dos Nobres Vereadores para a sua aprovação. 

FLORIANO PESARO
Vereador – PSDB

 

 

[/tab]
[/tabs]