17/02/2011 – Nosso querido Bixiga

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, hoje pela manhã fui fazer um Expresso Paulistano num bairro muito querido de vários Srs. Vereadores desta Casa: o bairro do Bixiga, a nossa querida Bela Vista. O Bixiga sempre foi e continua sendo adotado por vários Srs. Vereadores. É um bairro muito querido da população paulistana, fundado por portugueses e ocupado mais tarde por italianos, que caracterizaram aquela região como um pedaço gastronômico delicioso da cidade de São Paulo.

Ocorre que esse bairro tem muito mais do que somente a gastronomia dos bons restaurantes italianos, das boas churrascarias que ali também ofertam a melhor qualidade de comida de São Paulo. Há também a cultura do Bixiga. Temos vários teatros naquela região – Teatro Abril, Teatro Sérgio Cardoso e Teatro Ruth Escobar; temos ainda o Museu do Bixiga, o Centro de Memória do Bixiga; e, mais do que os imóveis e o comércio ali presentes, os moradores do Bixiga.

Alguns anos atrás, ainda como Secretário Municipal de Assistência Social, fizemos uma parceria com a Organização Não Governamental chamada Novolhar, que permitiu que instalássemos na região um Escritório de Inclusão Social, fruto da parceria da Prefeitura Municipal de São Paulo com a União Européia. Esse Escritório de Inclusão Social foi feito no Bixiga, ali na rua Treze de Maio, porque sabíamos que esse bairro estava em decadência, empobrecendo e precisava de uma atitude rápida da Prefeitura, dos Poderes constituídos, para ser renovado, e, acima de tudo, dar um bom e correto encaminhamento a uma quantidade imensa de famílias muitas vezes monoparentais, de mães solteiras, de mães adolescentes que residiam em cortiços nas regiões. E isso foi feito.

Desenvolvemos um trabalho, ao longo dos últimos quatro anos, de reestruturação do Bixiga. Criamos e hoje apoiamos a Rede Social Bela Vista, que vai além das fronteiras do Bixiga, na qual participam organizações como o Hospital Sírio Libanês, como as organizações sociais presentes na região. São várias: Achiropita, Dom Orione, Novolhar. Há a Federação do Comércio (a Fecomércio), na Praça 14 Bis, que participa de todas as ações.

Estamos formulando o Plano Bixiga 2014. Trata-se da ideia de um plano de reestruturação do Bixiga para a Copa de 2014. Queremos que o Bixiga continue sendo um bairro que receba bem os seus turistas, brasileiros vindos de outros Estados e mesmo de outros cantos da cidade. O Bixiga é um bairro que nasce para servir ao entretenimento, à diversão. Desejamos, com o Plano Bixiga 2014, que o bairro esteja preparado para a Copa do Mundo de 2014. Dessa forma, convido todos os Srs. Vereadores a participarem da Frente Parlamentar Bixiga 2014.

Sr. Presidente, tentaremos instalar na próxima semana, com a volta dos trabalhos das Comissões, essa Frente para pensarmos conjuntamente na reestruturação daquele bairro que mora no nosso coração. Estamos concluindo uma parceria com a Prefeitura, com a Subprefeitura da Sé, com o Subprefeito Bucheroni, para a reforma, ao custo de mais de dois milhões de reais, de toda a calçada da 13 de Maio, com a participação e empenho de muitos Vereadores. Então fico muito feliz, porque sabemos o quanto é importante para nós o Bixiga.

Termino lembrando que esta Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí, nº 100, faz parte da Bela Vista. Portanto o nosso carinho especial para esse lindo bairro de São Paulo – o nosso querido Bixiga.

Muito obrigado, Sr. Presidente.