Prefeito entrega quinto Caps 24 horas da capital

O prefeito Gilberto Kassab inaugurou oficialmente na manhã desta terça-feira (27) o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas Mandaqui, o quinto serviço do gênero na capital e o segundo da zona norte. A unidade faz parte da expansão no atendimento à saúde do município de São Paulo, que está investindo na qualidade da assistência e atenção à saúde mental.

Somente na Zona Norte, a Prefeitura inaugurou neste ano três novos Caps e transformou outros dois em atendimento 24 horas. A região passa a contar agora com dez serviços especializados em saúde mental.

"A estrutura dessa unidade de saúde foi projetada de forma a acolher os pacientes de forma segura e confortável, em um ambiente agradável. Isso é importante para que eles se sintam bem aqui e aceitem o tratamento pelo qual precisam passar", disse o prefeito. "Temos uma meta clara de expansão no atendimento à saúde mental na cidade de São Paulo. Queremos também ter um Caps em cada distrito. Vamos deixar a rede de saúde mental da cidade compatível com o que preconiza a Organização Mundial de Saúde", afirmou Kassab.

O CAPS Adulto 24 horas Mandaqui está em funcionamento desde junho, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O local tem capacidade para realizar 220 atendimentos médicos por mês – diferenciados em intensivo (diário), semi-intensivos (3 vezes por semana) e não-intensivos (3 vezes por mês) – e atender 300 pessoas em grupos terapêuticos.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo