IV Seminário Juventude e Políticas Públicas: Incentivos Culturais em Debate

O IV Seminário Juventude e Políticas Públicas: Incentivos Culturais em Debate abordará os fomentos culturais disponibilizados pelas três esferas de governo, promovendo encontros com seus responsáveis e com grupos já contemplados. O seminário será realizado no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (av. Deputado Emilio Carlos, 3641), na Vila Nova Cachoeirinha.

São 150 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro, na recepção do Centro Cultural da Juventude ou por e-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO
17/09 – QUINTA-FEIRA
10h – Ações pós fomentos: sustentabilidade para os grupos
Palestrante: Leila Novak, do Instituto Papel Solidário
Grupo: Gastromotiva

14h: Programas Municipais de Fomento: teatro, dança, cinema e iniciativas jovens.
Palestrante: Maria do Rosário
Grupos: Frente 3 de fevereiro, Cia Sansacroma e Humbalada.

18/09 – SEXTA-FEIRA
10h – Programa de Ação Cultural – ProAC – Secretaria Estadual de Cultura
Palestrante: Antônio Rocha
Grupos: Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionário (MH2R), Celso Menezes e Capulanas Cia de Arte Negra.
14h- Programas Federais de Incentivoà Cultura
Palestrante: Representante do Ministério da Cultura
Grupos: Nossa Tela, Ponto de cultura Cedeca Interlargos e Robson Bonfim.

Informações sobre os grupos:
Capulanas Cia de Arte Negra é composta por jovens de movimentos artísticos de São Paulo. A Cia nasceu da vontade de dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções da mulher negra. Sua proposta é fortificar a imagem da mulher negra, se apropriando do pensamento da cultura popular, onde todas as artes se fundem: a música, a dança, poesia, artes plásticas, teatro e outros. A herança da cultura da oralidade, a presença do sagrado e a valorização da memória são elementos presentes em seus trabalhos.
Cia. Humbalada de Teatro é um coletivo formado por inquietos artistas que vêm traçando seu caminho desde o ano de 2003. De lá pra cá a Cia. se dedicou a uma pesquisa sobre a influência da mídia na vida dos brasileiros, tendo na comédia o motor de suas investigações. Deste trabalho surgiram três espetáculos: “Em Busca da Felicidade”, “O Cidadão Perfeito” e “O Menino Sem Imaginação”.
Coletivo Nossa Tela é formado por pessoas espalhadas pela região metropolitana de São Paulo que se identificam com a proposta do vídeo popular, produção, exibição e formação em audiovisual. O coletivo foi constituído em 2007 a partir de um curso de formação em audiovisual formatado e executado pelo Cinema Nosso/RJ, o CAMI (Centro de apoio ao Migrante), a PAL (Presença da América Latina) e a FASE. Hoje, atua em escolas públicas com oficinas de produção e exibições de vídeo.

SERVIÇO
IV Seminário Juventude e Políticas Públicas: Incentivos Culturais em Debate
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Deputado Emilio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: (11) 3984 2466

FONTE: Centro Cultural da Juventude