Floriano participa de inauguração do Espaço de Convivência Santa Cecília

Junto com o prefeito Gilberto Kassab, o vereador Floriano Pesaro participou na manhã desta quinta-feira (dia 5) da inauguração do Espaço de Convivência Santa Cecília, para pessoas em situação de rua. Este novo equipamento, no bairro de Santa Cecília, faz parte do plano de expansão dos serviços direcionados à população de rua da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para Floriano, a política pública deve ter uma “visão acolhedora e de respeito” em relação a essa população. “Esse é o papel do estado: acolher os que são, pela própria natureza do sistema econômico, excluídos do processo de desenvolvimento econômico; bem como reincluí-los e, dessa forma, protegê-los. Assim, o estado estará protegendo toda a população e promovendo a cidadania”, afirmou Floriano.

“Mais um avanço extraordinário na área da Assistência Social e voltado para os moradores de rua. Aqui respiramos solidariedade e respeito por essas pessoas, e é onde transmitimos para a cidade de São Paulo nosso compromisso com a questão social. A nossa idéia é consolidar a rede de albergues oferecendo melhores condições, alimentação adequada, pernoite, café da manhã etc. Também estamos investindo para ampliar os espaços de convivência, bem como deixar as abordagens mais eficientes para atrair essa população para estar mais próxima do poder público”, disse Kassab.

O Espaço de Convivência Santa Cecília tem capacidade para atender 200 pessoas diariamente. Oferece nove banheiros equipados com chuveiros, sendo um adaptado para deficientes, serviço de barbearia e cabeleireiro e uma oficina para recuperação de roupas.Três computadores também estão disponíveis para os usuários, que serão orientados por educadores da entidade parceira, Sociedade Amiga Esportiva Copacabana – Jardim Ângela. Uma mesa de tênis de mesa, uma de pebolin, tabuleiros de dama e xadrez, além de peças de dominó e uma brinquedoteca completam a estrutura do local.

Uma equipe multidisciplinar com 20 profissionais estará à disposição dos usuários para orientá-los sobre os serviços da rede socioassistencial, como a inclusão em programas de transferência de renda, capacitação para o mercado de trabalho, obtenção de documentos, entre outros.

A secretária de Assistência Social, Alda Marco Antonio, anunciou a intenção da Prefeitura em ampliar o atendimento diurno a moradores de rua com a inauguração de mais dois Espaços de Convivência, um na Mooca e outro na Bela Vista. "Faltava atendimento diurno para a população em situação de rua e, como tivemos uma experiência positiva com as tendas na região do Parque Dom Pedro, decidimos estender esse tipo de serviço aqui para Santa Cecília. Este endereço está próximo do Minhocão onde muitas pessoas pernoitam, então a nossa expectativa é que o fluxo aqui seja grande", disse.

Além disso, a secretária lembrou que os albergues da cidade têm capacidade para atender até 10 mil pessoas por noite, mas apenas 7 mil vagas tem sido preenchidas diariamente. O Espaço de Convivência Santa Cecília fica na rua General Marcondes Salgado, 106, e funciona das 8h às 22h.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo