Desafios e conquistas do movimento negro no Brasil

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21/03), os vereadores Floriano Pesaro (PSDB) e Orlando Silva (PC do B) promoveram um debate na Câmara Municipal sobre os desafios e as conquistas do movimento negro no Brasil.
Os convidados destacaram as conquistas desde a Lei Afonso Arinos, de 1951, até o recente Estatuto da Igualdade Racial. Fizeram parte dos debates o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Marco Antônio Zito de Alvarenga; o diretor executivo da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana; a coordenadora de políticas públicas para a população negra e indígena, Maura Paz.
“Eventos como este reafirmam a importância da cultura negra para o Brasil, nunca é demais lembrar que nosso país tem maioria negra e a influência dos afrodescendentes está na cultura, na religião, na alimentação, nas artes. Acredito que a educação é o ponto principal para o resgate da cidadania”, disse o vereador Floriano Pesaro.
A primeira vereadora negra da cidade, Theodosina Ribeiro, que cumpriu seu mandato entre 1969 e 1973, também participou do simpósio. Ela contou que na época em que foi eleita, a comunidade negra não discutia política e ressaltou a importância do incentivo de seu pai na luta contra a discriminação racial.