19/05/2010 – 5° Seminário da Frente Parlamentar e Centenário da Pompéia

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, caros colegas, faço neste momento um convite a todos os Srs. Vereadores de São Paulo, a todos os telespectadores da TV Câmara São Paulo e aos amigos das galerias.

A Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas promove mais um seminário, o 5º, na próxima sexta-feira. Essa Frente é presidida por mim, coordenada pelo nobre Vereador Eliseu Gabriel, Líder do PSB, e pelo nobre Vereador José Américo, Líder do PT. Portanto, é uma Frente suprapartidária, com diversos Srs. Vereadores fazendo parte dela e, na próxima sexta-feira, às 14h, realizaremos mais um seminário de informação, de utilidade pública, cujo tema é: As Ações de Políticas Públicas ao Setor – V Seminário.

Nesse seminário receberemos o Sr. Antônio Mendonça, Diretor do Banco do Povo Paulista. Um dos temas do seminário é justamente a questão do microcrédito para poder emprestar barato aos empreendedores paulistanos que querem trabalhar, gerar renda e precisam de uma força.

Receberemos também o Sr. Natanael Miranda, Secretário Municipal do MEI – Microempreendedor Individual. Aliás, como Presidente da Frente Parlamentar, registro o nosso elogio ao Sr. Prefeito Gilberto Kassab e ao seu Governo pela sensibilidade em criar, na cidade de São Paulo, uma Secretaria Especial para tratar do Microempreendedor Individual. A propósito, tem sido proposta agora de candidatos à Presidência da República. Provavelmente, a candidata, inspirada no Sr. Prefeito Gilberto Kassab, tenha a mesma ideia. Receberemos o Sr. Ricardo Tortorella, Superitendente do Sebrae, que explanará sobre a importância da regulamentação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas e da MEI. Nós, Vereadores, precisamos construir uma lei geral.

Vamos elaborar uma proposta para essa reunião da próxima sexta-feira, subscrita por mim e pelos nobres Vereadores Eliseu Gabriel e José Américo, mas passaremos adiante para que todos os Srs. Vereadores tomem ciência e, se for o caso, subscreverem como se fosse de autoria da própria Câmara Municipal de São Paulo, a fim de que São Paulo possua uma lei geral de microempresa e microempreendedor individual como determina a legislação federal.

Portanto, é essencial para esta Casa. Essa é a contribuição que a Frente Parlamentar em defesa da micro e pequena empresa presta à cidade de São Paulo com a participação de nossos Colegas Vereadores.

O segundo ponto que quero destacar nesses cinco minutos é em relação ao centenário de um dos bairros mais bonitos e agradáveis de São Paulo – a Pompeia. É um bairro em que vários Srs. Vereadores atuam: Celso Jatene nasceu na Pompeia; Eliseu Gabriel; Mara Gabrilli; José Police Neto; eu mesmo e vários outros. Acredito no carinho que todos sentem pelo bairro da Pompeia na Zona Oeste da cidade, inclusive o Sr. Vereador Gilson Barreto de São Mateus, Iguatemi e São Rafael.

O fato é que estamos completando 100 anos – não 100 dias – ou seja, o centenário de um bairro como o da Pompeia. A Pompeia fez parte do desenvolvimento de São Paulo com suas indústrias. Não podemos esquecer que lá se instalavam as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, a fábrica de vidro Santa Marina, só para citar como exemplo.

E hoje, o bairro vive um boom cultural, fundamental para a cidade como: o Sesc Pompeia; a Companhia de Dança do Ivaldo Bertazzo, nosso amigo; o Centro Cultural Pompeia; a badalada Feira da Pompéia, que se realizou nesse último domingo. Eu e o nobre Vereador José Police Neto estivemos lá.

Enfim, é um bairro importante da cidade de São Paulo, um bairro que cresce do ponto de vista do seu desenvolvimento imobiliário, comercial e de serviços que, no passado, era de indústrias.

Portanto, convido todos que puderem comparecer na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, às 19h15, à Sessão Solene do Centenário da Pompéia, que se realizará no Sesc Pompeia à rua Clélia, 93.

Muito obrigado, Sr. Presidente.